Você acha que o Windows 10 tem versões demais? Eu também. Mas saiba que a Microsoft não se importa com isso. A companhia anunciou mais uma versão do sistema operacional: o Windows 10 Pro for Workstations. Como o nome sugere, a novidade é focada em computadores de alto de desempenho e aplicações profissionais.
De acordo com a Microsoft, o sistema foi desenvolvido com base no feedback obtido dos usuários do programa Windows Insider. A nova versão oferece suporte a hardware mais avançado (no nível de servidores) e a cargas intensas de trabalho, por exemplo.
Só para você ter noção, o Windows 10 Pro pode trabalhar com até dois processadores físicos (na mesma máquina), além de até 2 TB de RAM. O Windows 10 Pro for Workstations, por sua vez, pode trabalhar com até quatro CPUs, incluindo os chips Intel Xeon e AMD Opteron, e suporta até 6 TB de RAM.
As demais características destacadas pela Microsoft são estas:
- Sistema de arquivos ReFS (Resilient File System): o ReFS é otimizado para lidar com grandes volumes de dados e conta, por exemplo, com a capacidade de detectar dados corrompidos em uma unidade de armazenamento espelhada e automaticamente fazer a correção a partir de uma cópia.
- Memória persistente (ou permanente): o Windows 10 Pro for Workstations oferece os recursos necessários para o aproveitamento de módulos de memória não volátil (NVDIMM-N), que permitem que os dados sejam escritos e lidos com mais velocidade. Por ser não volátil, esse tipo de memória preserva os dados mesmo quando o computador é desligado.
- Compartilhamento mais rápido de arquivos: o sistema operacional também traz suporte ao SMB Direct, que permite que aplicações tenham mais velocidade e menos latência na transferência de dados, além de exigir menos carga de processamento.
Em resumo, o Windows 10 Pro for Workstations é mesmo uma versão para quem precisa lidar com aplicações pesadas e grandes volumes de dados, mas não está necessariamente trabalhando com servidores.
Com o lançamento, o Windows 10 passa a ter 12 versões oficiais:
- Windows 10 Home;
- Windows 10 Pro;
- Windows 10 Enterprise;
- Windows 10 Education;
- Windows 10 Pro Education;
- Windows 10 Enterprise LTSB;
- Windows 10 Mobile;
- Windows 10 Mobile Enterprise;
- Windows 10 IoT;
- Windows 10 S;
- Windows 10 Team;
- Windows 10 Pro for Workstations.
O plano inicial da Microsoft era fazer o Windows 10 ter sete versões, o que, convenhamos, já era muita coisa.
Com informações: VentureBeat
Fonte: tecnoblog