Windows 10 Fall Creators Update

Windows 10 Fall Creators Update: confira os dez detalhes mais legais

Nova atualização do Windows 10 traz reforços para a loja de aplicativos e funcionalidades que sincronizam o sistema com outros aparelhos

Microsoft dedicou a conferência da Build 2017 para revelar uma série de novidades que desembarcam no Windows 10 no segundo semestre. O novo pacote de atualização do sistema operacional, chamado de Fall Creators Update, está previsto para chegar em setembro aos usuários.

Gratuita, a atualização mantém o foco no aprimoramento do sistema para atividades de entretenimento e criação. Além disso, ela promove uma série de funcionalidades que permitem uma integração maior do Windows 10 com serviços da Microsoft em outros dispositivos, tudo com uso da nuvem. Abaixo, você fica por dentro das grandes novidades do update.

Nova interface do Windows 10 fica mais moderna e aposenta de vez as doutrinas Aero e Metro UI (Foto: Reprodução/Microsoft)
Nova interface do Windows 10 fica mais moderna e aposenta de vez as doutrinas Aero e Metro UI (Foto: Reprodução/Microsoft)

1) Visual Fluent Design

Uma das mudanças mais significativas e perceptíveis no Windows 10 será no visual do sistema. A interface gráfica ganhará um novo aspecto, desenvolvido para manter o Windows com uma aparência atual. A alteração do design também tem como objetivo favorecer a integração do sistema operacional, e diversos produtos e serviços da Microsoft, em diversos tipos de dispositivos, desde apps para celulares Android e iPhone (iOS), ao Windows que roda no Xbox One, por exemplo.

Antes conhecido como Project Neon, o Visual Fluent Design deve se propagar aos poucos para todos os produtos desenvolvidos pela Microsoft. A atualização tem início no final deste ano.

2) Windows Story Remix

 Windows Story Remix: ferramenta permite a criação de vídeos (Foto: Reprodução/Microsoft)
Windows Story Remix: ferramenta permite a criação de vídeos (Foto: Reprodução/Microsoft)

A ideia do Windows Story Remix é dar aos usuários ferramentas poderosas de criação que permitam a união de músicas, sons, fotos e vídeos em um processo simples. O resultado são vídeos complexos, com direito a aplicação de temas e transições, além de outros efeitos. O mais interessante é que o Story Remix terá a capacidade de criar histórias automaticamente, caso o usuário não deseje intervir e fazer edições manuais.

A ferramenta, no entanto, é mais do que um editor de vídeos despojado. Com o suporte a desenhos 3D adicionado pelo novo Paint, presente no primeiro pacote da atualização Creators Update, o usuário poderá criar composições com elementos de realidade aumentada. Haverá também suporte ao Windows Ink para desenhos à mão livre em cada composição.

3) Timeline

O recurso Timeline permite um alto nível de sincronia entre o Windows 10 e seus apps com outros sistemas operacionais (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
O recurso Timeline permite um alto nível de sincronia entre o Windows 10 e seus apps com outros sistemas operacionais (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A novidade promete transformar o Windows 10 num sistema operacional muito mais unificado. Essa funcionalidade permitirá que o usuário continue usando um aplicativo em diversos dispositivos, tudo sincronizado praticamente em tempo real. Por exemplo, se você está navegando na Internet com o Microsof Edge, e minimiza o app no seu desktop, poderá reabri-lo no seu celular, encontrando o navegador do jeito que você deixou no computador.

O mais interessante é que a novidade não se restringe ao Windows 10. A Microsoft comentou que pretende levar a função para todos os aplicativos e serviços da empresa, disponíveis para outros sistemas operacionais, como Android e iOS. Além disso, o Timeline contará com uma janela em que será possível visualizar todos os aplicativos usados recentemente, independente do dispositivo.

4) Pick Up From Where You Left Off

Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft, apresenta próxima atualização do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)
Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft, apresenta próxima atualização do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O “Pick Up From Where You Left” (ou “Continue de onde você parou”, em português), permite que não apenas aplicativos tenham sessões sincronizadas entre dispositivos diferentes, mas também atividades. Com o uso da Cortana, será possível dar continuidade a qualquer tarefa iniciada num smartphone no seu computador, por exemplo, usando o mesmo aplicativo nas duas plataformas.

Tudo é feito por intermédio do OneDrive, que mantém arquivos e funções sincronizados via Internet.

5) Área de Transferência Universal

Ainda seguindo a linha das funcionalidades que chegam em virtude da Timeline, a Área de Transferência Universal moderniza um dos comandos e atividades mais corriqueiros no uso de qualquer sistema operacional: o copiar e colar arquivos.

O recurso funciona assim: se você der um CTRL+C em um arquivo no seu desktop, ele poderá ser colado no seu celular, ou vice-versa. Tudo funciona usando a nuvem, que mantém o sistema operacional e seus aplicativos sincronizados. Para isso, o smartphone com Android ou iOS precisará do teclado SwiftKey instalado.

6) OneDrive mais esperto e integrado

OneDrive agora tem download de arquivos sob demanda (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
OneDrive agora tem download de arquivos sob demanda (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, vai ficar muito mais integrado ao Windows 10. Um recurso específico dessa plataforma permitirá que o sistema operacional trate o gerenciamento de espaço em disco de forma mais inteligente: o próprio Windows escolherá arquivos que devem ser guardados no OneDrive e aqueles que devem ficar no disco rígido. Para o usuário, a ideia é que nada mude drasticamente e tudo seja normalmente visível no Explorador de Arquivos.

A principal vantagem dessa ideia está no fato de que, com um gerenciamento com sintonia mais fina entre espaço disponível e o tipo de arquivos existente no computador, seja possível evitar que o HD lote sem que o usuário perceba.

7) Windows Store mais completa

A loja da Microsoft ainda é criticada por quem usa o Windows 10 pela falta de aplicativos. No entanto, isso deve mudar em breve. Com a nova atualização, aplicativos como Spotify e iTunes deverão ser disponibilizados na Windows Store para acabar com essa má impressão.

Esse aspecto é muito importante para quem decidir investir em laptops com o novo Windows 10 S,versão mais despojada do sistema operacional, que não vai rodar apps provenientes de fontes externas à loja. O reforço no catálogo da Windows Store é uma estratégia fundamental para que a nova versão do Windows não fracasse.

8) Linux nativo

Loja de apps do Windows 10 receberá reforço com Linux e aplicativos populares, como iTunes e Spotify (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)
Loja de apps do Windows 10 receberá reforço com Linux e aplicativos populares, como iTunes e Spotify (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

A Windows Store também permitirá baixar distribuições Linux, além de Ubuntu, OpenSUSE e Fedora. A ideia é que, ao fazer o download desses sistemas, o usuário possa rodar o Linux lado a lado com o Windows em ambientes virtualizados.

A grande vantagem disso está no acesso ao Bash do Linux, essencial para que desenvolvedores criem e testem seus softwares, já que algumas ferramentas e comandos existentes no Linux são atrativos para vários programadores. Essa inclusão é uma jogada interessante da Microsoft para atrair quem é mais fiel a sistemas operacionais de código aberto.

9) Disponível agora mesmo no Windows Insiders

Quem faz parte do Windows Insiders já tem acesso a uma primeira build prévia da nova atualização de fim de ano do Windows 10. Se você não faz parte do programa de testes, pode se inscrever e passar a ter acesso a essas novidades antes de todo mundo.

10) De graça

Assim como as outras duas grandes atualizações do Windows 10 já lançadas, Anniversary Update e Creators Update, o novo pacote será completamente gratuito para todos os usuários do sistema operacional da Microsoft.

Como instalar manualmente o Windows 10? Descubra no Fórum do TechTudo.

Fonte: techtudo

Compartilhar
Twittar
+1
Compartilhar
Pin